gimigliano

montando um mac

Talvez a maneira mais conhecida seria Hackintosh mas, não gosto do termo, estou montando um PC que rodara o sistema macOS, tal qual "tenho um computador linux", estou "montando um mac".

img-mac-1-min

Sempre gostei da ideia de PCs compactos (Small Form Factor PCs⁰), não só pelo menor espaço que eles ocupam mas também, pela simplicidade no design (apesar da maior dificuldade de manutenção). Minha maquina principal (agora que estou montando um segundo) também parte desse principio, na verdade, foi a partir dele que eu comecei a montar o segundo, mas tenho que pontuar a influencia de um post do Gabriel Arruda¹ na qual ele apresenta o processo de montagem do PC dele (e isso me incentivou a escrever esse e sim, qualquer semelhança não é mera coincidência).

Por já ter uma maquina com "alto" desempenho, não tinha intenção de montar outra com o mesmo propósito e sim, algo que me atendesse no meu dia a dia, tendo em vista principalmente meu trabalho. Também fui influenciado por um comentário em um Post Livre² no Manual do Usuário na qual foi apresentado a possibilidade de "montar um mac barato" com peças do Aliexpress onde, a partir desse ponto, encontrei um vídeo no YouTube do Gabriel de Pinho³.

montagem

Por não precisar de uma plataforma recente, comecei pesquisando uma plataforma antiga que tivesse a maior compatibilidade com o sistema macOS e cheguei a conclusão que seria a quarta geração de processadores da Intel, algo nem tão antigo nem tão recente que me fizesse gastar muito o que acabou coincidindo com o vídeo no YouTube. O segundo passo foi procurar um processador, partindo do principio de algo simples e com um baixo custo, cheguei ao Intel Core I3 4130, comprei no MercadoLivre o que acabou se mostrando muito limitado ao ponto de ter que recorrer a um Intel Xeon E3-1231 v3 no Aliexpress.

O terceiro passo foi procurar uma placa mãe LGA 1150, para comportar o processador adquirido, dei uma boa pesquisada aqui no Brasil mas, não encontrei nada que me agradesse financeiramente e sem opções Mini-ITX. Acabei optando pela opção demonstrada no vídeo do Gabriel de Pinho onde, até o momento, tem se mostrado uma opção bem completa. O quarto passo foi, procurar pela memória principal DDR3 (memória RAM). Dando uma olhada, vi que, na Shopee tinha os melhores valores mas, com um porém, elas são limitadas a plataforma AMD, e a descrição confusa do anunciante, me fez aquirir 8GB onde, só posteriormente, quando fui analisar com mais calma, percebi que existia essa limitação. Acabei comprando no Aliexpress 16GB de memória compatíveis.

Quinto passo foi, procurar pelo gabinete. Meu pc principal esta montado em um Corsair 380t mas, ele é "grande", difícil de se encontrar e caro. O Gabriel Arruda apresenta excelentes opções onde, apenas uma me agradou, Cooler Master Elite 110 mas, como o próprio Gabriel apresenta, existem alguns pontos de atenção, dentre eles: apesar do gabinete aceitar uma fonte ATX, o espaço é bem limitado onde, o ideal seria comprar uma fonte, no minimo, semi modular, segundo, a fonte limita as opções de refrigeração da CPU o que, nos dois casos, o ideal ficaria mais caro. Procurando por outras alternativa encontrei o gabinete Sharkoon Mini ITX C10⁴ que, além de um bom espaço o valor dele era acessível.

Já a fonte, adquiri um Corsair CX450 na Kabum e para o armazenamento, um NVME de 240GB no Aliexpress com um cupom de desconto favorável e por último a placa de vídeo que, inicialmente eu não iria comprar, mas pelas limitações do processador, acabei procurando algo que fosse compatível com o macOS e barato, chegando assim em uma Nvidea GT 710 2GB.

img-mac-0-min

configuração

process : Intel(R) Xeon(R) CPU E3-1231 v3
motherboard : JGINYUE B85 LGA 1150
SSD : M.2 NVME 240GB
RAM : 16GB 1600 MHz DDR3
GPU : Nvidea GT 710 2GB
power supply: Corsair CX450

⁰ https://en.wikipedia.org/wiki/Small_form_factor_(desktop_and_motherboard)
¹ https://gdarruda.github.io/2021/02/14/sobre-montar-mini-pc.html
² https://manualdousuario.net/post-livre-261/
³ https://www.youtube.com/watch?v=Vtn5LviydGE
⁴ https://en.sharkoon.com/product/1680/16426

*Já a configuração e instalação do macOS, comentarei em um outro post.

Thoughts? Leave a comment